COMO CUIDAR do seu FILHOTE?

CUIDADOS BÁSICOS com seu CÃOZINHO 

***SIGA AS ORIENTAÇÕES DO CANIL: Ninguém melhor que o dono do canil e o veterinário para te orientar sobre os cuidados com a raça adquirida! Mesmo que já tenha alguma experiência, Siga as Orientações à Risca!!!

*Leve seu filhote ao veterinário;

*É DEVER do Canil Orientar, e estar Disponível às suas Duvidas, mas, é sua OBRIGAÇÃO Seguir estas orientações!!!*

*VERMIFUGAÇÃO: Normalmente, no final do cartão de vacinação, haverá as datas que seu filhote foi Vermífugado, e a próxima dasta a ser administrada a dose. Lembrar-se de que a dose é calculada de acordo com o peso do animal. (Caso tenha dúvidas, melhor consultar o veterinário!)

*VACINAÇÃO: Em ☆ANIMAIS SAUDÁVEIS e vermifugados, após a introdução ao ambiente definitivo e quando já estiver se alimentando normalmente de ração, evitando sempre coincidir com situações de estresse.
*PRIMEIRA DOSE: Em torno de 45 a 60 dias de idade - Vacina Polivalente ( V8 ou V10). (Há quem preconize e indique em alguns casos, uma dose inicial de PUPPY aos 30 dias - mais informações com seu veterinário.)
*SEGUNDA DOSE: 30 dias após: Segunda dose da V8 ou V10 e primeira dose da vacina contra Bordetella (Gripe dos Cães) já pode ser realizada, caso o veterinário ache necessário.
*TERCEIRA DOSE: 30 dias após: Terceira dose da V8 ou V10 e segunda e última dose da vacina contra Bordetella.
*QUARTA DOSE: 30 dias após: Vacina Antirrábica (dose única). Para alguns animais dependendo da avaliação do Médico Veterinário pode se fazer uma quarta dose da V8 ou V10. A maioria dos filhotes de cães termina o esquema de vacina em torno do quarto/quinto mês de vida.

*☆OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Em alguns casos, esses intervalos entre as datas de vacinação podem ser prolongadas, caso suspeite-se ou comprove-se que o filhote apresente alguma baixa de imunidade!)

*PREVENÇÃO DE ECTOPARASITAS (PULGAS E CARRAPATOS): Pode-se iniciar a partir de 30 dias de vida de acordo com o produto escolhido e a frequência dependerá da exposição aos parasitas e do produto escolhido.

***CASTRAÇÃO PRECOCE: Quando a opção é pela não reprodução DEVE-SE instituir a castração precoce das FÊMEAS a partir do QUINTO mês de vida (quando da troca dos dentes caninos), principalmente para prevenir o tumor de mama e outros tipos de câncer. Nos MACHOS, além da saúde, teria a indicação para evitar marcar território com urina e/ou diminuir agressividade na disputa de território.

*ALIMENTAÇÃO: A RAÇÃO deve ser a INDICADA PELO CANIL e de filhotes até 10 a 18 meses de vida (de acordo com a raça), só depois desse período que pode inicia-se a ração de adulto.

*BANHO /TOSA: De acordo com a raça e particularidades de pele/pelo, podendo no caso de filhotes sadios iniciar a partir de 45 dias de vida. A frequência dependerá da NECESSIDADE. Mas siga à risca as Orientações do canil e do veterinário!!!

*CUIDADO COM DENTES: Deve-se adicionar à alimentação do seu filhote produtos que lhe serão devidamente indicados, (ex: cenoura crua em pedaços grandes). Condicionar o seu animal à escovação dos dentes a partir do segundo mês de vida com o intuito de ir se acostumando com a escovação. Cães que Escovam os dentes Regularmente, normalmente não precisam de fazer o tratamento periodontal eliminado os Riscos de anestesia e economizando o Custo do tratamento.

*TROCA DE DENTES: Os filhotes iniciam a troca de dentes de leite por definitivos em torno de 4 a 6 meses de idade, iniciando pelos dentes incisivos (os da frente). Nesse período pode ter sangramento gengival, desconforto e coceira nas gengivas além do mau hálito. (Qualquer dúvida, consulte o dono do canil e/ou o veterinário!)